segunda-feira, 21 de julho de 2014

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Pedaladas turbinadas

Pedalar ajuda a perder calorias, modela o corpo e é lazer para os finais de semana. Use a bicicleta para entrar em forma


No passado, andar de bicicleta era considerado apenas um hobby. Mas pedalar só trás benefícios à saúde, e dependendo da intensidade da prática, ajuda a eliminar até 650 calorias por hora.

Seja a passeio, como forma de exercícios, na academia ou como locomoção, andar de bicicleta previne diversas doenças cardíacas, hipertensão, articulação, obesidade e diabete. A coordenadora da academia para mulheres Contours, Consuelo Monteiro de barros, enumera as vantagens desta forma de exercício, conta às calorias que você perde durante uma hora de pedalada e pondera os excessos.  

Pedalar pode lhe proporcionar resultados milagrosos para o seu corpo, pois enrijece a musculatura, trabalha toda área dos glúteos, coxa, panturrilha e abdômen, justamente as regiões que as gordurinhas tão indesejadas ficam localizadas.         

Transporte

ciclovia em São Paulo

Além de todo benefício físico, andar de bicicleta é uma forma de economizar com a condução e contribuir com o meio ambiente. Em muitos lugares é possível utilizar as ciclovias para maior comodidade do ciclista. Também podem embarcar com suas bicicletas nos últimos vagões do metrô, funciona como um incentivo ao uso das bikes.

Segundo Consuelo, para as pessoas que vão trabalhar de bicicleta, e as utilizam todos os dias, também cuidam da saúde da mente. “É necessário alternar o ritmo, variando entre rápido e devagar, assim evita o desgaste e facilita que você consiga ter controle com sua respiração que faz muita diferença e auxilia o emagrecimento”, afirma. Nesse ritmo por uma hora, é possível perder até 300 calorias. 

A passeio

revista bicicleta

Se todos os finais de semana você reservar um tempo para dedicar-se às pedaladas, você foge do sedentarismo e dá áquea acelerada no metabolismo, definindo mais o corpo. Praticar é sempre a melhor forma de ver resultados, e esta é uma atividade que proporciona maior resistência ao corpo.

Quem deve aderir o hábito de pedalar? Pessoas hipertensas, com problemas cardíacos, pessoas que precisam perder peso. Não pense duas vezes, vá dar um passeio de bicicleta.

Não precisa de muito tempo para se acostumar e aumentar o ritmo, de 300 calorias andando aumentando e diminuindo a intensidade, são 300 calorias a menos. Mas se a ideia for apenas passear e curtir a atividade, você elimina cerca de 200 calorias. Pessoas com uma resistência melhor, que permaneçam em um ritmo mais acelerado, consegue eliminar até 650 calorias por hora.

Na academia
           


A dúvida entre fazer esteira ou a bicicleta ergométrica é grande, você pode optar pelos dois, um dia caminhe e no outro, pedale. Mas o que a bike pode fazer por você?

A bicicleta ergométrica ajuda a melhorar seu condicionamento, saúde cardiovascular, resistência muscular e respiração, mas não se esqueça de manter sempre a postura ereta. “Existem muitos benefícios, e não da pra focar só nisso, também tem os contras. Na academia algumas pessoas abusam de seus limites, e querem dar mais do que podem, isso pode prejudicar o exercício e até causar lesões”, alerta Consuelo.

“É preciso ter um controle, manter um ritmo considerável que na canse muito e que você consiga finalizar o seu exercício de forma correta e sem dores nas articulações, se você seguir essas dicas, com certeza terá resultados mais rápido do que imagina”, afirma.

Speening



Esta modalidade já exige um pouco mais de esforço, por se tratar de aulas de aeróbica com foco na perda de gordura e aumento da resistência. O speening em especial é ótimo para fortalecer a lombar, toda região inferior do corpo e o abdômen por ficar muito tempo contraído. Fique alerta, manter a postura correta é fundamental.

É bem recomendada para pessoas que sofrem com dores nas costas, e que precisam eliminar peso. “Mas como tudo em excesso faz mal, não é diferente com este exercício, por ser uma atividade em grupo, as pessoas tendem a querer seguir um ritmo maior, acompanhando a todos. E este é um dos erros mais comuns. Respeite os seus limites, e fique tranquilo, com o tempo você vai ficando mais habilidoso”, aconselha Consuelo.

Se o treino for feito de forma correta, por aula com durabilidade de uma hora, é possível perder até 700 calorias. Já em uma aula dinâmica de 40 minutos para quem é ativo, a perda é cerca de 475 calorias ou mais.

Treino saudável

Pedalar é ótimo, mas quando se trata de exercícios para definição e emagrecimento, é preciso alguns cuidados. Sempre faça uma avaliação física a cada três ou seis meses. Um mínimo de três vezes por semana é suficiente para perder peso e deixar o corpo durinho. Mas para que os resultados sejam ainda melhores, consulte um endocrinologista e siga uma alimentação balanceada, de acordo com o que você necessita.
           
A personal Consuelo da a dica: “Tomar água é essencial, tente digerir pelo menos dois litros por dia. E se alimente sempre antes da prática das atividades físicas, para que o organismo tenha de onde tirar energias, é nessas horas que o carboidrato deve ser consumido, para ser gasto nas atividades”.

E não para por aí, não deixe de fazer alongamentos, antes e depois das pedaladas, use um tênis adequado para este tipo de atividade, sempre com amortecedor, e roupas leves para mais conforto e para que você consiga se movimentar sem limitações.
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