terça-feira, 27 de maio de 2014

,

Congelar, descongelar e cozinhar

A técnica de congelamento e descongelamento varia de acordo com o alimento. Por isso, não há um esquema único para todos, já que cada um tem suas particularidades. Atenção: todos os vegetais e frutas podem ser congelados, desde que a intenção não seja consumi-los crus!

Frutas e hortaliças cruas: higienizar, retirar as partes não comestíveis (cascas e sementes), colocar embalagem adequada e armazenar no freezer. Para descongelar, coloque direto na água quente, onde eles serão cozidos – pois não podem ser consumidos in natura após congelados.

Frutas e hortaliças cozidas: higienizar, retirar as partes não comestíveis, cozinhar, resfriar na geladeira e armazenar no freezer. Para descongelar, deixar o alimento de um dia para o outro na geladeira ou colocá-lo para aquecer no forno de micro-ondas.

Carnes cruas: peças – retirar partes não comestíveis (ossos e aparas), colocar em embalagem adequada e armazenar no freezer. Importante: No caso dos bifes, distribuir em uma bandeja ou assadeira, armazenar no freezer e, quando eles estiverem congelados, retirar e colocar em embalagem apropriada. Para descongelar, deixe o alimento de um dia para o outro na geladeira ou utilize micro-ondas.

Carne cozida: retirar partes não comestíveis, cozinhar, resfriar, colocar em embalagem apropriada e armazenar no freezer. Para descongelar, deixar o alimento de um dia para o outro na geladeira ou usar micro-ondas.

Sopas: não cozinhar os vegetais por completo. Macarrão e arroz devem ser colocados na hora do consumo. Depois de pronta, resfriar e guardar em embalagens apropriadas e armazenar no freezer.


Pães: devem estar frescos ou semi-assados. Embalar cada pão individualmente, em papel alumínio, e coloque-os em um mesmo saco plástico. O descongelamento deve ocorrer em temperatura ambiente ou no forno.

DICA: É importante lembrar que alimentos congelados também possuem data de validade!

Fuja do congelador

maionese e margarina não devem ser congelados

Os alimentos abaixo não podem ser congelados:
Ovo inteiro e com casca: a casca pode estourar, mas a clara e a gema, no entanto, podem ser congeladas separadamente.

Maionese e margarina: seus ingredientes contêm água e óleo, que se separam após o congelamento, inviabilizando o consumo.

Iogurte: congelado, pode ficar com aspecto de “talhado”.

Pudins ou cremes à base de amido de milho: o grão de amido absorve água e incha, dando espessura e consistência às preparações. Descongelado, o amido liberará a água absorvida durante o preparo, alterando completamente a textura do produto.

Gelatina: perde a textura quando é descongelada.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Aqui o papo é light!