sábado, 15 de março de 2014

, , , ,

Aposte no feijão

Nutrientes poderosos do grupo 1: legumes

O feijão e outras leguminosas (Melhor escolha: feijão-vermelho) têm carboidratos, mas dos melhores tipos. Por exemplo, o feijão é uma das mais ricas fontes de fibras solúveis, que são fundamentais para o bom controle do açúcar no sangue. Também tem fécula resistente RS1, justamente porque “resiste” a ser digerido no intestino delgado para que possa chegar ao intestino grosso. Ali, os fermentos de amido resistente reconstroem a mucosa intestinal e criam ácidos graxos de cadeia curta, capazes de combater a inflamação sistêmica, o câncer, e “maus” agentes patológicos no intestino, como o Escherichia coli e o candida.

Imagem do site: Chefe de cozinha

 O amido resistente também ajuda a baixar os níveis de insulina, provavelmente porque é de longa digestão, o que, por sua vez, retarda a liberação de açúcar no sangue. Um estudo mostrou que se você agregar 5% de amido resistente à sua refeição, aumenta a queima de gordura imediatamente após a ingestão da comida e 80% dessa gordura vêm da barriga e do quadril, enquanto os restantes 20% são da gordura presente em sua refeição. É uma maravilha! Além disso, quando você ingere o amido resistente do feijão, sente saciedade, armazena menos gordura, baixa seu colesterol e triglicérides, e melhora a sensibilidade de seu corpo à insulina.

 Muitos grãos contêm fitoestrógenos, mas, ao contrário das isoflavonas enriquecidas presentes nos produtos processados de soja, esses fitoestrógenos comprovadamente reduzem os níveis de estrógeno circulante. O feijão também é rico em zinco e vitaminas do grupo B, ambos considerados impulsionadores de testosterona.

Lição de casa hormonal: CONSUMA DE UMA A TRÊS PORÇÕES POR DIA.
·         Feijões secos são melhores que os enlatados. Deixe-os de molho de seis a oito horas, da noite para o dia, em temperatura ambiente, e escorra-os antes de cozinhar.
·         Não evite o consumo de feijões e lentilhas enlatados se essa conveniência motivar você a ingerir mais legumes – seus inúmeros benefícios superam amplamente os perigos das latas. (Não esqueça que há opções mais saudáveis de latas livres de BPA.)
·         Procure por variedades sem sal e lave-as muito bem antes de cozinhar.
·         Nada de feijão com bacon!


   Livro: Dieta do Metabolismo
   Autoras: Jillian Michaels e Mariska Van Aalst
   Editora: Lua de papel
   Tradução: Mirian Ibanez

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Aqui o papo é light!