domingo, 31 de março de 2013

,

Emagreça com chá verde




Chá verde

Para sempre um aliado, conheci as maravilhas que o chá verde proporciona ao organismo lendo um livro que já citei anteriormente no blog: “100 dicas infalíveis para emagrecer e se manter em forma”.


Li o capítulo “Beba chá verde” (que vou postar aqui), e me interessei em saber mais, e ao pesquisar sobre o tema, encontrei muitos depoimentos e matérias super positivas sobre o chá. Confesso que o sabor não é tão bom quanto um de erva-doce ou camomila, por exemplo, ele é um pouco amargo até, mas nada que umas gotinhas de adoçante não resolva. Mas com o tempo você acaba acostumando o paladar, e aí fica fácil incluir no dia-a-dia. No meu não pode faltar!


Chá verde

Resultado: Experimentei e amei! Faço uma dieta controlada desde o início de 2013, tomo o chá duas vezes por dia e posso dizer que ele se tornou um grande aliado da minha dieta. FUNCIONA MESMO!  Claro que toda alimentação controlada e bem saudável é o principal, mas o chá auxilia. É muito funcional.


Desde o início da minha dieta, perdi 5,5 kg. Ainda falta mais um pouquinho, mas vamos que vamos.

Beba chá verde
(100 dicas infalíveis para emagrecer e se manter em forma – Fred A. Stutman, M.D.)



Livro: 100 DICAS INFALÍVEIS PARA EMAGRECER E SE MANTER EM FORMA
Saiba como perder peso de modo eficiente e no ritmo certo
Autor: Fred A. Stutman, M. D.
Editora: Sextante
Dica 45 – página 117 e 118

Pesquisas indicam que a ingestão de chá verde proporciona uma ajuda natural ao emagrecimento e à redução da pressão arterial. Um estudo londrino revelou que tomar esse chá diariamente auxilia na perda de peso por meio de um processo chamado termogênese. A termogênese é controlada pelo sistema nervoso simpático e eleva a taxa de energia metabólica basal, causando, assim, a oxidação da gordura, isto é, promovendo a queima da gordura no organismo. Os compostos vegetais presentes nesse chá, em especial a cafeína e as catequinas, associam-se para intensificar a termogênese. Outra pesquisa sobre o assunto publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o consumo diário de duas xícaras de chá verde aumenta a taxa metabólica basal (TMB) em 4% em um período de 24 horas. Ao contrário do que fazem medicamentos como a efedrina, os extratos desse chá não aceleram a frequência cardíaca nem estão associados a efeitos cardiovasculares prejudiciais.

Outros estudos indicam que os compostos químicos do chá verde também podem ajudar a baixar o colesterol. Ima pesquisa publicada na edição de setembro de 2004 de Archives of Internal Medicine registrou uma queda significativa da pressão arterial entre as pessoas que bebiam chá verde com regularidade. Os participantes que tomaram uma ou duas xícaras de chá verde ou de chá oolong diariamente por cerca de um ano reduziram em pelo menos 65% o risco de apresentar hipertensão arterial. Trabalhos anteriores divulgados pelo National Science Council, de Taiwan. relataram efeitos idênticos de diminuição da pressão arterial decorrentes da ingestão de chá verde.

É importante observar que esses estudos, em sua maioria, são preliminares e que muitas pessoas são sensíveis a cafeína  e a outros compostos vegetais presentes nos chás, sobretudo no chá verde. Se você costuma beber chá e esse hábito não lhe causa nenhum problema de saúde, consumir até duas xícaras de chá verde por dia pode ser útil no seu programa de emagrecimento. Fique longe das pilulas e dos extratos de chá verde e de plantas do gênero vendidos em lojas de produtos naturais, pois não há como saber se esses itens contém aditivos nocivos. Escolha sempre chás de marcas conhecidas. Caso você sofra de hipertensão, doenças cardíacas ou diabetes, consulte um médico antes de usar o chá verde como auxílio em um programa de emagrecimento.  

Na minha dieta



Chá leão cerca de R$ 4,50 e 100g de folhas de chá verde cerca de R$3,00 


O mais comum de encontrar são os chás em sachês, esses você encontra na maioria dos super mercados, são bons! Mas ainda mais funcional são os chás em ervas, o gosto fica mais acentuado, por isso é importante saber dosar a quantidade, e é mais comum achar em lojas de produtos naturais. Mas vale muito à pena, indico sempre.

E gente, FUNCIONA!



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Aqui o papo é light!